As primeiras imagens públicas, tanto presenciais quanto digitais, do interior do Templo de Lima Peru Los Olivos, foram disponibilizadas na segunda-feira, 6 de novembro de 2023, coincidindo com o início da fase de casa aberta do novo templo.
Uma vez dedicada no início do próximo ano, a Casa do Senhor será o 187º templo dedicado de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo, o quarto no país sul-americano e o segundo na capital do Peru.
Fotos do interior e exterior do templo de Los Olivos, bem como um vídeo com legendas em espanhol, foram publicadas na segunda-feira em ChurchofJesusChrist.org [em espanhol], em conjunto com uma coletiva de imprensa com líderes da Igreja e representantes da imprensa local, seguido de um tour da imprensa no templo.
Élder Jorge F. Zeballos, Setenta Autoridade Geral e presidente da Área América do Sul Noroeste da Igreja, deu as boas-vindas aos representantes da imprensa participantes.
“É uma honra para nós apresentarmos uma obra com estas características e propósito”, disse Élder Zeballos sobre a nova Casa do Senhor [em espanhol], se referindo ao objetivo eterno para o qual a Igreja de Jesus Cristo constrói templos no mundo.
Após o dia destinado à imprensa na segunda-feira, e tours para convidados até quinta-feira, 9 de novembro, a casa aberta do templo será realizada de sexta-feira, 10 de novembro, até sábado, 9 de dezembro, exceto aos domingos.
Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, dedicará o Templo de Lima Peru Los Olivos no domingo, 14 de janeiro de 2024, em duas sessões às 10h e às 12h30 [horário local]. A data será 38 anos e quatro dias após a dedicação do primeiro templo do país, o Templo de Lima Peru, em 10 de janeiro de 1986.
Lima se torna a terceira cidade a ter mais de uma Casa do Senhor, se juntando a South Jordan, Utah (templos de Jordan River e Oquirrh Mountain) e Provo, Utah (templos de Provo e Provo City Center). E o templo de Los Olivos é o primeiro da Igreja construído fora dos Estados Unidos, na mesma área metropolitana de outro templo em funcionamento.
Outros templos no Peru foram dedicados em Trujillo em 2014 e Arequipa em 2019. Mais cinco estão em fase de planejamento e projeto: Cusco, Chiclayo, Huancayo, Iquitos e Piura.
Características do exterior do Templo de Lima Peru Los Olivos
O Templo de Lima Peru Los Olivos é uma estrutura simétrica de concreto pré-moldado de mais de 4.366 m2, em estilo arquitetônico art déco simples, e exterior em granito branco. A torre com telhado plano e janelas se elevam acima da sala celestial, a partir do centro do edifício, e é facilmente visível para os transeuntes, mas o templo foi projetado sem uma torre central para melhor se adequar à sensação semiurbana do bairro.
Construído com estacionamento subterrâneo, o nível térreo oferece áreas com gramado e plantas, permitindo que a propriedade de um hectare seja vista como um refúgio de paz e beleza na movimentada área metropolitana de Lima.
Os vitrais externos apresentam tons de creme, azul e verde, com alguns painéis realçados por flores em tons claros de escarlate. O esquema de cores das janelas combina com a pintura e o tecido do interior, com o desenho floral baseado no botão e no desabrochar da flor de cantuta, a flor nacional do Peru. Além disso, uma gavinha abstrata com folhas faz parte do desenho da borda..
Os jardins possuem quatro oliveiras maduras, refletindo o nome “Los Olivos” [As Oliveiras] do templo. Plantadas ao longo dos caminhos de esquina que circundam o edifício, as árvores remetem aos olivais históricos de Lima, um dos primeiros plantados no continente, bem como às referências bíblicas às oliveiras.
O terreno apresenta outras árvores, incluindo sempre-vivas, palmeiras e árvores de sombra e floridas, e centenas de arbustos, bem como suculentas, perenes e cantutas.
Características do interior
Pelas portas de entrada em madeira que apresentam entalhes de ramos de oliveira, o estilo art déco predomina no interior, mas com a adição da voluta, motivo barroco comumente presente na arquitetura cívica e religiosa da cidade.
Os pisos internos de pedra são feitos de travertino maciço extraído no Peru, com o lilás como cor principal, complementada com marrom. A pedra do interior utilizada nos altares, paredes e peitoris das janelas é o rumi, que provém das mesmas pedreiras mas é cortado perpendicularmente ao grão natural.
Tapetes em tons de bege e branco podem ser vistos em todo o templo. Nas salas de ordenanças, os tapetes feitos à mão apresentam padrões que imitam os motivos decorativos da cantuta, das folhas de oliveira e das gavinhas frutíferas.
As pinturas decorativas do interior incluem pergaminhos com ramos de oliveira ou gavinhas com azeitonas.
Rolos e padrões de gavinhas podem ser encontrados nas portas e trabalhos em madeira de cerejeira tingida, com os mesmos padrões repetidos nas pedras da pia batismal e altar nas salas de instrução.
Os vitrais do interior combinam com o design das janelas externas, com a cantuta, ou flor de trombeta, e seus botões e flores escarlates.
História do Templo de Lima Peru Los Olivos
O Templo de Lima Peru Los Olivos foi anunciado em 3 de abril de 2016, por Presidente Thomas S. Monson.
O edifício do Instituto de Religião Lima Norte e uma capela, dois edifícios localizados originalmente no local do templo, foram permanentemente fechados em 27 de janeiro de 2019, para serem demolidos e darem lugar à nova Casa do Senhor.
A abertura de terra do templo em 8 de junho de 2019 [em inglês], foi presidida por Élder Enrique R. Falabella, Setenta Autoridade Geral e presidente da Área América do Sul Noroeste.
Élder Falabella disse aos participantes que a abertura de terra seria inesquecível. “Há algo especial nos templos”, disse ele. “Ao passarmos mais tempo na Casa do Senhor, nossa vida terá mais significado.”
A Igreja no Peru
A primeira congregação santo dos últimos dias no Peru foi organizada em julho de 1956 por Élder Henry B. Moyle, do Quórum dos Doze Apóstolos, e os primeiros missionários chegaram no país para pregar o evangelho no mês seguinte.
Lima foi a cidade onde a primeira estaca foi organizada em 22 de fevereiro de 1970, onde hoje é a Área América do Sul Noroeste da Igreja, incluindo Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. Um dos primeiros conversos do país, Roberto Vidal, foi chamado como presidente de estaca.
Hoje, o Peru, a nação que se eleva desde as praias do Oceano Pacífico até aos picos dos Andes, é o lar de mais de 630.000 santos dos últimos dias, em cerca de 780 congregações e 112 estacas, das quais 48 estão somente em Lima.
Templo de Lima Peru Los Olivos
Localização: Avenida Eloy Espinoza 680, San Martín de Porres, Lima, Peru 15102
Anunciado: 3 de abril de 2016, por Presidente Thomas S. Monson
Abertura de terra: 8 de junho de 2019, presidida por Élder Enrique R. Falabella, Setenta Autoridade Geral e presidente da Área América do Sul Noroeste
Casa aberta: 10 de novembro a 9 de dezembro de 2023 (exceto domingos)
Dedicação agendada para: 14 de janeiro de 2024, por Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos
Área da propriedade: 1 hectare (2,46 acres)
Área construída: 4.404 m2
Altura do edifício: 24,68 m
Veja a seguir uma galeria de fotos do interior do templo e dos detalhes de movéis e outras partes do templo.
ncG1vNJzZmivp6x7tbTEnJ%2BuqpOdu6bD0meaqKVfpcFwwMSmp6Wno2R%2FcX6SaGhqZ2Zkf3SFk3FvbGxfpb%2BqucSiqZqrXZ66orPEp6pmoZ6psrO1zqtknrCkmr%2Bqu9Fmq56loKG8brjIpphmqJWnwm64zqxkqKSZq7y0